15 November 2009

adeus mas até já

nos momentos de regresso (a algum sitio, de algum sitio) existe sempre aquele melancólico trajecto mental através das passagens: o ultimo adeus, a ultima escada, o ultimo passeio... e de repente os problemas tornam-se insignificantes, nada demais importa... ficam as boas memórias e as experiências positivas. e em prol da higiene e do equilibrio psicológico, importa destacar o que de bom as coisas comportam. As amizades, as ligações, as boas vibrações...
A estadia de 3 meses em Cabo Verde, novidade, comportou alguns dissabores e alguns incómodos: alguma solidão, o dengue, alguns outros mosquitos a zumbir à volta da cabeça... mas outras tantas coisas ficam, bem maiores e mais ricas... pontes para o futuro, experiências positivas nas gentes da ilha de santiago, são nicolau e são vicente... tão diferentes e tão ricos.
Hoje foi um dia curioso, o ultimo aqui nas ilhas. Acordei no Tarrafal de Santiago e tomei o pequeno almoço enquanto olhava a montanha e a baía, a praia e os pescadores. Depois uma incursão pelo interior, no lindo e silencioso Traz di Monti... mais tarde a viagem até Praia, com dois furos nas "iáces" - que é sempre um trajecto peculiar.
A ultima noite e os ultimos mosquitos. Fica a memória para melhor desfrutar quando aqui voltar, mas especialmente quando aqui não estiver.