15 November 2012

que estado e com que direito?

Eu fico completamente perturbado por ouvir acusações de "orquestrações" e "manipulações" e mesmo de "gentes infiltrados a provocar" na manifestação. se assim for, é muito grave, tudo isto... a polícia não podia simplesmente fazer um cerco e isolar aquela meia duzia de pessoas mais violentas? Era necessário atacar TODA a gente de forma quase gratuita e cega, e ir ruas abaixo até ao cais do sodré a partir (e a provocar a destruição de) montras, janelas, carros, caixotes do lixo.. Acho tudo isto muito violento mesmo.. seja por parte de alguns manifestantes, seja por parte das autoridades (e isto assusta-me deveras). Não é este mundo que quero para o meu filho: quero poder dizer-lhe que o diálogo deve ser sempre a base de tudo na vida e que as forças da autoridade existem para proteger a sociedade e o estado de direito (que não são o papão, mas cidadãos como ele). Confesso que ontem fiquei assustado com tudo isto... Com estas agressões físicas, mas também com a raiva e as acusações voláteis (fazendo juizos de valor graves sobre os outros, por exemplo).. Tudo isto que passa, são sinais de momentos ainda mais negros que se avizinham..