18 December 2012

manhã de natal

Dia 25, dia de Natal. O dia não acabou no fim de semana passado. Acordei e fui tomar banho quentinho. Liguei o rádio: "...o primeiro ministro morreu de ataque cardíaco". Começava bem o dia. O vapor da água quente, tornava o espaço confortável. Despia o pijama devagar, enquanto saboreava as boas novas. Quando cheguei à cozinha com a televisão já ligada, enquanto a família esperava pelas torradas, uma outra notícia invadia os canais. Na festa natalícia do governo ocorrera um acidente (tinha caido um avião? o telhado desabara? uma garrafa de gás rebentara? não interessa para o caso) ... Todos (ou quase todos) os membros do governo tinham falecido ou estavam em estado grave. Na CCN (e porque não num canal português?) um "desnorteado" (expressão esquisita dada pelo repórter: disoriented) entrara numa reunião, no dia anterior (e porque não se soubera?) e matara a tiro de metralhadora (terá sido uma das desaparecidas da Carregueira?) dezenas de empresários (os tais Donos de Portugal) terão finado no local. O dia estava cada vez mais luminoso. Outras notícias surgiam, como uma versão contagiosa de pássaros que caem do céu, peixes que ficam a boiar mortos, baleias fora de água no areal - CEO´s, poderosos, políticos, religiosos e militares... Em todos os canais passavam notícias em directo. Uma espécie de casualidade de contágio. Donos do Mundo tombavam para o lado. Uns por razões óbvias, outros sem qualquer força aparente. Como se fosse um novo Ensaio sobre a Parvoeira. 
Lá fora, o sol deixava escapar uns raios de sol, por entre as nuvens brancas. O seu brilho fazia-se reflectir no colorido das flores no quintal. O calor do forno e da torradeira aquecia-nos e contávamos anedotas. O miudo deixava sujar-se com marmelada a derreter pela torrada quente abaixo. Eu trincava uma pêra semi-dura: as minhas favoritas. 
Que dia bonito e que excelente manhã. Uma manhã calma, sem novidades negativas. Tudo alinhado no universo. Que bonito dia.